Quem Somos

A Fraternidade Arca de Maria é o conjunto das comunidades dos Irmãos (religiosos), Irmãs (religiosas) e Leigos totalmente Consagrados à Santíssima Virgem.
            Nosso Carisma é a vivência e propagação da Total Consagração à Santíssima Virgem, ou Santa Escravidão de Amor, segundo o espírito de São Luís Maria Grignion de Montfort, para que venha logo o Triunfo do Imaculado Coração de Maria e o Reinado Eucarístico de Jesus Cristo.
Na prática, vivenciamos o nosso carisma:
- Adoração amorosa e reparadora ao Santíssimo Corpo de Deus;
- Acolhimento e cuidado dos pobres e doentes abandonados;
- Missão evangelizadora (retiros¸encontros, palestras, cenáculos, etc)
Pela entrega de nossas vidas queremos glorificar a Deus e trabalhar pela salvação de todos deixando tudo porque encontramos n’Ele um tesouro maior. Queremos corresponder ao imenso amor com o qual Deus nos amou, vivendo para Ele, seguindo Jesus mais de perto na sua simplicidade, pobreza e serviço. Enfim no amor apaixonado ao Pai do Céu e aos irmãos, principalmente os mais sofridos, doentes e abandonados. Desejamos viver a alegria da cruz no seguimento de Cristo a exemplo de sua Mãe Santíssima. Amamos a Santa Igreja de Deus para cujo o serviço fomos consagrados, oferecendo as nossas orações, adorações e sacríficios, especialmente pela santificação do clero. Para isso emitimos os votos de pobreza, obediência e castidade, como também um quarto voto: o voto mariano da Santa Escravidão de Amor a Jesus por Maria. É, pois no coração de Maria que aprendemos verdadeiramente a adorar Jesus no Santíssimo Sacramento, a serví-lo nos pobres e doentes, e a lutar pela felicidade e salvação de todos!

              O Trabalho Caritativo Social desenvolvido pela Fraternidade
            A Fraternidade Arca de Maria expressa sua preocupação e seu zelo pela pessoa humana em sua plenitude. Por isso, em conjunto com sua espiritualidade, desenvolve um trabalho caritativo-social, socorrendo e assistindo os irmãos mais pobres e sem lugar, os doentes abandonados e os necessitados em geral. Estes, conforme a especificidade da sua carência (se são gestantes, moradores de rua, doentes, etc.) são acolhidos respectivamente nas casas da Fraternidade apropriadas às suas necessidades, sem distinção de cor, crença ou classe social. Vivemos da ajuda de pessoas de bom coração que reconhecendo a importância do trabalho, colaboram com o mesmo. Nas casas de acolhimento são oferecidos dormitórios, alimentação, higiene pessoal, catequese, recreações e toda assistência médico-hospitalar necessária.
Pastoral de Rua


 Frequentemente saímos pelas ruas das cidades à noite, para irmos ao encontro de nossos irmãos que moram nas ruas. A estes procuramos levar o alimento material e espiritual: cantamos, rezamos, distribuímos alimentos e, sobretudo, ouvimos seus problemas, experiências, dificuldades e suas dores. Sempre convidamos a todos para virem conosco e , aqueles que aceitam, são encaminhados para algumas de nossas casas, onde irão receber, dentro de nossas possibilidades, uma assistência melhor.

Casa de Acolhimento Nossa Senhora dos Pobres
Na casa dos irmãos residem, em média, oitenta acolhidos, dentre os quais muitos são doentes.Nesta casafuncionam duas enfermarias que têm por objetivo oferecer atenção especial aos doentes com grave deficiência, sob a supervisão de profissionais da saúde.
 Estes, na maioria dos casos, são enviados à Fraternidade pelos hospitais públicos, pela assistência social ou encontrados nas ruas. Normalmente não têm família ou foram abandonados por ela.

  Casa de Acolhimento São José
Aí residem as mulheres acolhidas, dentre elas algumas adolescentes encaminhadas pelo Conselho Tutelar. Contudo, a maioria são idosas e doentes. Estas requerem cuidados especiais como banho, alimentação balanceada, administração de medicamentos, consultas médicas regulares. Para muitas delas nós somos o último refugio. Mas sem saber são elas que nos fazem sentir Jesus bem mais perto!
 Casa Nossa Senhora dos Nascituros (Apoio e assistência ás gestantes)
Nestas casas acolhemos e damos assistência a gestantes desamparadas, para evitar que estas venham a abortar suas crianças e destruir suas próprias vidas. Em nossas casas as mamães recebem todos os cuidados necessários para terem uma gestaçãotranquila, como, por exemplo, alimentação adequada, encaminhamento para consultas de pré-natal, catequese, enxoval, formação sobre o direito à vida.
Toda essa obra é mantida pela divina providência, através de pessoas de bom coração que contribuem para o sustento dessas casas. 


Se você também se sensibilizou com essas causas ajude-nos e colabore também nessa missão.


Banco do Brasil
Agência: 0324-74
C/C: 451040-2





              
                                                                   Conte com nossas orações!