quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Renovação da Consagração à Virgem Maria - Um renovado fervor; um aumento de graças vindas do céu para nós.


      Tendo em vista o Jubileu dos trezentos anos do Tratado da Verdadeira Devoção de São Luís de Montfort se faz necessário nos conscientizarmos de que este é um tempo mais que especial, não só para propagarmos esta Perfeita Devoção, como também,  para vivenciarmos com renovado fervor nossa Total entrega a  Jesus por Maria, que com o passar dos  anos poderá  ter sido, por nós, deixada um pouco de lado. Sendo assim, aproveitemos esse período de abundantes graças para ratificar a nossa doação nos preparando bem para renová-la na data que a fizemos da primeira vez. Eis uma explicação de como é importante nos aplicarmos decididamente em empreendermos esta tarefa...



Todos nós sabemos o quanto é fácil esquecer um compromisso se não estamos a todo o instante relembrando-o de alguma forma.
Infelizmente isso não se passa só aos nossos compromissos de trabalhos, estudos, amizades, etc... Mas também na nossa vida espiritual, no que tange aos nossos compromissos de cristãos,  de uma pessoa totalmente consagrada à Santíssima Virgem.
Um dia especial escolhido pelo Céu e por nós; preparamo-nos durante um mês para essa entrega total à Jesus pelas mãos puríssimas de Maria... Para esse ato importante e tão esperado, fizemos uma preparação adequada a fim de formarmos nossa alma, esvaziando-a do espírito do mundo, aprimorando o conhecimento de si mesmo e a contrição dos pecados, e conhecendo melhor Jesus e Maria para mais os servir e amar.
Maravilhoso exercício espiritual para retornarmos à prática de uma vida cristã autêntica. Com esta ascese abrimos nossas vidas para que a Mãe do Céu nos forme, nos guie, nos alimente e nos proteja neste doloroso e sombrio vale de lágrimas que é esta vida terrena. Não temamos, portanto, a nada, a poderosa comandante, a Rainha do Céu e da Terra, aquela que está a todo o momento a esmagar a cabeça da serpente infernal em nossas vidas, luta por nós, luta em nós, alcançando-nos imensas vitórias, sobretudo espirituais, se lhe formos dóceis a  todas as suas inspirações e instruções... Fácil é viver assim na primeira semana depois da nossa Consagração Total, nos primeiros meses... Mas quem garante imenso fervor na devoção para com a Nossa Mãe Santíssima depois de muitos anos de consagrados?
E senão há um decidido fervor em servi-la, faltará amor, ânimo, docilidade e simplicidade de espírito para em tudo obedecê-la e imitá-la. Dessa forma as graças não são correspondidas e a ação d’Ela se enfraquece em nós, pois lhe colocamos os obstáculos da preguiça e da surdez espiritual.
Mas, São Luís de Montfort, que em Jesus e em Maria, sabia muito bem onde poderia parar um frágil devoto da SSmª Virgem, já previa a necessidade de voltarmos de ano a ano a  nos prepararmos bem e assim renovarmos  a nossa total entrega aos pés de Nossa Mãe e Rainha, que cheia de Amor e Misericórdia está sempre a nos esperar.
Não nos esqueçamos dos nossos compromissos de Escravos de amor... Não sejamos ingratos a essa Mãe tão bondosa. Tenhamos sempre presente a Santíssima Virgem Maria no nosso coração e no nosso agir tomando-a como meio por excelência para nos unirmos a Jesus!
“Uma vez por ano, pelo menos, renovarão a mesma consagração, no mesmo dia em que a fizeram, observando as mesmas práticas durante três semanas. E  poderão até mesmo renovar tudo o que fizeram todos os meses, e mesmo todos os dias, com estas breve palavras: ‘Eu sou todo vosso e tudo o que tenho vos pertence, ó meu amável Jesus, por Maria, vossa santa Mãe.’” (São Luís Maria G. de Montfort em TVD n. 233)       

0 comentários:

Postar um comentário