Queridos irmãos e irmãs
Na catequese passada, mostrei que a Igreja, desde o início do seu caminho, teve que enfrentar situações imprevistas, novas questões e emergências às quais procurou dar respostas à luz da fé, deixando-se guiar pelo Espírito Santo. Hoje gostaria de deter-me sobre uma outra situação, sobre um problema sério que a primeira comunidade cristã de Jerusalém teve que enfrentar e resolver, como nos narra São Lucas no capítulo sexto dos Atos dos Apóstolos, a respeito da pastoral da caridade junto às pessoas solitárias e necessitadas de assistência e ajuda. A questão não é secundária para a Igreja e corre-se o risco naquele momento, de criar divisões no interior da Igreja; o número dos discípulos, de fato, vinha aumentando, mas aqueles de lingua grega começavam a lamentar-se contra aqueles de língua hebraica porque as suas viúvas estavam sendo deixadas de lado na distribuição cotidiana (At. 6,1). Diante da urgência que se referia a um aspecto fundamental na vida da comunidade, isto é, a caridade em relação aos mais fracos, aos pobres, aos indefesos, e a justiça, os Apóstolos convocam todo o grupo de discípulos. Neste momento de emergência pastoral, sobressai o discernimento realizado pelos apóstolos. Eles se encontram diante da exigência primária de anunciar a Palavra de Deus segundo o mandato do Senhor, mas - também se esta é uma exigência primária da Igreja - consideram da mesma forma o dever da caridade e da justiça, isto é, o dever de assistir as viúvas, os pobres, de prover com amor diante das situações de necessidade nas quais se encontram irmãos e irmãs, para responder ao mandamento de Jesus: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,,12.17). Portanto, as duas realidades que devem ser vividas na Igreja - o anúncio da Palavra, a primazia de Deus, e a caridade concreta, a justiça - , estão criando dificuldade e se deve encontrar uma solução, para que ambas possam estar em seus devidos lugares, e sua relação necessária. A reflexão dos Atos dos Apóstolos é muito clara, como ouvimos: "Não é justo que nós deixemos a Palavra de Deus à parte para servir as mesas. Entretanto, irmãos, procureis entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais confiaremos esta missão. Nós, ao invés disso, nos dedicaremos à oração e ao serviço da Palavra" (At 6,2-4).
Duas
coisas aparecem: primeiro, existe a partir daquele momento, na Igreja,
um ministério da caridade. A Igreja não deve somente anunciar a
Palavra, mas também realizar a Palavra, que é caridade e verdade. E,
segundo ponto, esses homens não somente devem gozar de boa reputação,
mas devem ser homens repletos do Espírito Santo e de sabedoria, isto é,
não podem ser somente organizadores que sabem "fazer", mas devem "fazer"
no espírito da fé com a luz de Deus, na sabedoria do coração, e
portanto, também a função deles - mesmo que seja prática - é todavia
uma função espiritual. A caridade e a justiça não são
somente ações sociais, mas são ações espirituais realizadas na luz do
Espírito Santo. Portanto, podemos dizer que essa situação vem
enfrentada com grande responsabilidade por parte dos apóstolos, os quais
tomam esta decisão: são escolhidos sete homens; os apóstolos rezam para
pedir a força do Espírito Santo e depois, impõem as mãos para que se
dediquem em modo particular a essa diaconia da caridade. Assim, na vida
da Igreja, nos primeiros passos que ela realiza, se reflete, em um certo
modo, o que havia acontecido durante a vida pública de Jesus, na casa
de Marta e Maria em Betânia. Marta estava bem ligada ao serviço da
hospitalidade oferecido a Jesus e aos seus discípulos; Maria, ao
contrário, se dedica à escuta da Palavra do Senhor (Luc 10,38-42). Em
ambos os casos, não são contrapostos os momentos da oração e da escuta
de Deus, e a atividade cotidiana e o serviço da caridade. A expressão de
Jesus: "Marta, Marta, tu te preocupas e te agitas com tantas coisas,
mas de uma coisa tens necessidade, Maria escolheu a melhor parte, que
não lhe será tirada" (Luc 10,41-42), como também a reflexão dos
apóstolos: "Nós nos dedicaremos à oração e ao serviço da Palavra" (At
6,4), mostram a prioridade que devemos dar a Deus. Não gostaria de
entrar agora na interpretação desta perícope Marta-Maria. Em todo caso,
não vem condenada a atividade pelo próximo, mas vem destacado que ela
deve ser penetrada interiormente também pelo espírito de contemplação.
Por outro lado, Santo Agostinho diz que essa realidade de Maria é uma
visão da nossa situação no céu, portanto, na terra, não podemos nunca
tê-la completamente, mas um pouco de antecipação deve estar presente em
toda a nossa atividade. Deve estar presente também a contemplação de
Deus. Não devemos nos perder no ativismo puro, mas sempre
deixarmo-nos penetrar na nossa atividade à luz da Palavra de Deus e
assim aprender a verdadeira caridade, o verdadeiro serviço pelo outro,
que não tem necessidade de tantas coisas - tem necessidade certamente
das coisas necessárias - mas tem necessidade sobretudo do afeto do nosso
coração, da luz de Deus.
Santo Ambrósio, comentando o
episódio de Marta e Maria, assim exorta os seus fiéis e também nós:
"Procuremos ter também nós aquilo que não nos pode ser tirado, dando à
palavra de Deus uma grande atenção, não distraída: acontece também às
sementes da palavra de serem levadas embora, semeadas ao longo da
estrada. Estimule também tu, como Maria, o desejo do saber: é esta a
maior, mais perfeita obra" - E acrescenta ainda: "o cuidado do
ministério não desvie o conhecimento da palavra celeste" (Expositio
Evangelii secundum Lucam, VII, 85: pl 15, 1720). Os santos, portanto,
experimentaram uma profunda unidade de vida de oração e ação, entre o
amor total a Deus e o amor aos irmãos. São Bernardo, que é
modelo de harmonia entre contemplação e operosidade, no livro De
Consideratione, endereçado ao Papa Inocêncio II para oferecer-lhe
algumas reflexões a respeito de seu ministério, insiste exatamente sobre
a importância do recolhimento interior, da oração para defender-se dos
perigos de uma atividade excessiva, qualquer que seja a condição na qual
se encontra a tarefa que se está desenvolvendo. São Bernardo afirma que
a demasiada ocupação, uma vida frenética, geralmente acabam induzindo o
coração a fazer sofrer o espírito.
É uma preciosa
retomada para nós hoje, acostumados a valorizar tudo a partir do
critério da produtividade e da eficiência. O trecho dos Atos dos
Apóstolos nos recorda a importância do trabalho - sem dúvida se é criado
um verdadeiro ministério - , do empenho nas atividades cotidianas que
são desenvolvidas com responsabilidade e dedicação, mas também a nossa
necessidade de Deus, da sua direção, da sua luz que nos dão força e
esperança. Sem a oração cotidiana vivida com fidelidade, o nosso
fazer se esvazia, perde o sentido profundo, se reduz a um simples
ativismo que, no final, nos deixa insatisfeitos. Existe uma bela
invocação da tradição cristã para recitar-se antes de toda atividade, a
qual diz assim: Actiones nostras, quæsumus, Domine, aspirando præveni et
adiuvando prosequere, ut cuncta nostra oratio et operatio a te semper
incipiat, et per te coepta finiatur", isto é: "Inspire as nossas ações
Senhor, e acompanhe-as com a tua ajuda, para que todo o nosso falar e
agir tenha de ti o seu início e o seu cumprimento". Cada passo da nossa
vida, toda ação, também na Igreja, deve ser feita diante de Deus, à luz
da sua Palavra.
Na catequese da quarta-feira passada eu
havia destacado a oração unânime da primeira comunidade cristã diante
das provas e como, exatamente na oração, na meditação sobre a Sagrada
Escritura ela pode compreender os eventos que estavam acontecendo.
Quando a oração é alimentada pela palavra de Deus, podemos ver a
realidade com olhos novos, com os olhos da fé e o Senhor, que fala à
mente e ao coração, dá nova luz ao caminho em todos os momentos e em
todas as situações. Nós cremos na força da Palavra de Deus e da oração.
Também a dificuldade que está vivendo a Igreja diante do problema do
serviço aos pobres e a questão da caridade, é superada na oração, à luz
de Deus, do Espírito Santo. Os apóstolos não se limitam a ratificar a
escolha de Estevão e dos outros homens, mas depois de rezar ,
impõem-lhes as mãos" (At 6,6). O Evangelista recordará novamente estes
gestos em ocasião da eleição de Paulo e Barnabé, onde lemos: "depois de
ter jejuado e rezado, impuseram-lhes as mãos e os despediram" (At 13,3).
Confirma-se de novo que o serviço prático da caridade é um serviço
espiritual. Ambas as realidade devem andar juntas.
Com o gesto da
imposição das mãos, os Apóstolos conferem um ministério particular a
sete homens, para que seja dada a eles a força correspondente. O
destaque dado à oração - depois de ter rezado", dizem - é importante
porque evidencia exatamente a dimensão espiritual do gesto; não
se trata simplesmente de conferir um encargo como acontece em uma
organização social, mas é um evento eclesial no qual o Espirito Santo se
apropria de sete homens da Igreja, consagrando-os na Verdade que é
Jesus Cristo: é Ele o protagonista silencioso, presente na imposição das
mãos para que os eleitos sejam transformados pela sua potência e
santificados para enfrentar desafios práticos, os desafios pastorais. E o
destaque da oração nos recorda além disso que somente no relacionamento
íntimo com Deus cultivado a cada dia nasce a resposta à escolha do
Senhor que nos vem confiado cada ministério na Igreja.
Queridos
irmãos e irmãs, o problema pastoral que levou os apóstolos a escolher e
a impor as mãos sobre sete homens encarregados do serviço da caridade,
para dedicarem-se à oração e ao anuncio da Palavra, indica também a nós a
primazia da oração e da Palavra de Deus, que, todavia, produz depois
também a grande ação pastoral. Para os Pastores, esta é a primeira e
mais preciosa forma de serviço em relação ao rebanho a eles confiado. Se
os pulmões da oração e da Palavra de Deus não alimentam a respiração da
nossa vida espiritual, sofremos o risco de nos sufocarmos em meio às
mil coisas de todos os dias: a oração é a respiração da alma e da vida.
E existe uma outra preciosa retomada que gostaria de destacar: no
relacionamento com Deus, na escuta de sua Palavra, no diálogo com Deus,
também quando nos encontramos no silêncio de uma igreja ou de nosso
quarto, estamos unidos no Senhor a tantos irmãos e irmãs na fé, como uma
junção de instrumentos, que apesar da individualidade de cada um,
elevam a Deus uma única grande sinfonia de intercessão, de agradecimento
e de louvor. Obrigado.
Fonte:www.cancaonova.com
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